Em um cenário de pandemia, a realidade econômica dificulta a capacidade de negociação dos sindicatos perante as empresas.
Ainda que o setor Telecom tenha sido reconhecido como ”essencial”, nada é mais importante que a vida. Por isso, a pauta de reivindicações 2020 foi tão curta e direta: repor as perdas passadas, garantir o PPR, manter os empregos, negociar teletrabalho e defender a vida de todos.
Após quatro reuniões e negociação, o SINTTEL-CE e os sindicatos da Federação LIVRE finalizaram a negociação com a ALGAR e decidiram levar a proposta negociada para a análise e deliberação pelos trabalhadores. Impossível não comemorar a conquista de mais 3% sobre o VR em junho2021, divida da empresa com os trabalhadores do Nordeste, que tem valor menor em relação as outras regiões.
ASSEMBLEIA DIGITAL
Com a pandemia, as assembleias e reuniões tiveram que ser adaptadas para um formato digital. Dessa forma, o SINTTEL gera um link onde todos (as) os trabalhadores ativos na empresa têm acesso, através da matrícula, para votarem. Vejam a seguir o resultado da negociação e participem!
PROPOSTA ALGAR PARA ACT 2020:
Reajuste salarial - 2,94% em setembro;
VA/VR - 3% em setembro + 3% em Junho de 2021= 6% sobre valor ago2020;
Auxílio Creche – 3% em setembro;
Auxilio filho PCD – 3% em setembro.
BANCO DE HORAS
- Horas Positivas 1 x 1,20 – para compensação;
- Limite de 158 hs em 90 dias (2x22=44 x 3 =132 * 1,2 = 158 hs)
- Modelo de Cascata. Exemplo:
- Janeiro apura em Abril e paga em 01/05.
- Fevereiro apura em Maio e paga em 01/06.
- Março apura em Junho e paga em 01/07.
- horas positivas não compensadas em 90 dias, serão pagas com 50% sobre a hora normal.
- Horas feriados e domingos fora do banco = 100% se ocorrerem;
TELETRABALHO
- Presença alternada de acordo com demanda operacional;
- Suspensão com aviso de 15 dias antes;
- Monitoramento remoto com vistorias presenciais eventuais;
- Jornada controlada;
- Fornecimento de infraestrutura com pagamento de ajuda de custo e equipamentos ergonômicos para a execução do serviço;
CONTRIBUA PARA A MANUTENÇAO DO SINTTEL-CE
Nas assembleias que estão sendo apresentadas a proposta do ACT 2020 das categorias, os trabalhadores terão que decidir também o desconto de uma contribuição assistencial no valor de 2% do salário a ser parcelado em duas vezes (1% em fevereiro/21 e 1% em março/21).
Essa contribuição se torna essencial, após o ataque do governo a organização sindical, que tem a intenção clara de fragilizar a luta. Para além disso, extinguiu o imposto sindical, retirou a vinculação das empresas aos sindicatos e aprovou uma lei que “formalizou” o trabalho informal. A pandemia reduziu o custo com impressão e papel. Mas a infraestrutura para atendimento aos trabalhadores permanece e as demandas jurídicas aumentaram.
O trabalhador consciente sabe da nossa responsabilidade na hora de abordar as empresas. O exemplo atual é a migração dos trabalhadores da empresa Engeset, do grupo, que entregará o contrato até 30/11 e estamos batalhando a manutenção do emprego para todos na nova empresa.
Mesmo assim, será garantido ao trabalhador o direito de oposição. Para isso, serão dados três dias úteis, a contar da data de realização da assembleia, a ser protocolada na sede do SINTTEL-CE, em duas vias, escritas de próprio punho e entregue pelo próprio empregado, solicitando o cancelamento do desconto.
NESTA SEGUNDA-FEIRA, AS 15H, TODOS (AS) ACESSEM O LINK PARA A ASSEMBLEIA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2020 QUE FICARA ATIVO ATÉ AS 17H