SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

NEGOCIAÇÃO ESQUENTA, MAS PROPOSTA AINDA TEM QUE MELHORAR

V.TAL - 21/09/2023

Nesta segunda-feira pela manhã, realizamos uma vídeo reunião com a direção da V.tal.

Apesar da análise de conjuntura desfavorável por parte da empresa, conseguimos avançar em pontos que consideramos importantes, porém ainda insatisfatórios para a renovação do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Em resposta à nossa pauta de reivindicações, a diretoria da empresa apresentou uma contraproposta com um reajuste salarial de 4% este mês, equivalente ao INPC integral. Além disso, foram incluídos itens sociais de grande importância, como licença para mulheres em caso de aborto, licença para mulheres vítimas de violência doméstica, abono de 3 salários para os trabalhadores ao se aposentarem e a garantia de igualdade de todos os direitos contidos no ACT para os trabalhadores LGBTQIP+.

Entretanto, a empresa propôs o congelamento de todos os outros benefícios vigentes, como o vale-alimentação e o auxílio-creche, e negou outras demandas fundamentais, como a necessidade de uma discussão séria sobre a terceirização e a obrigação de negociar com o sindicato em caso de demissões superiores a 5% do quadro, além da participação de um representante sindical na homologação das rescisões.

Após um debate relativamente breve sobre a importância das negociações coletivas, entendemos de forma conjunta que ainda precisamos de mais tempo e reflexão para encontrar uma solução que atenda aos interesses dos trabalhadores.

Por isso, definimos de comum acordo uma nova vídeoreunião para o próximo dia 27, onde acreditamos poder avançar no processo de renovação do ACT!

 

Fique ligado no sindicato do seu estado para mais informações.