ACT 2018 - COM A CHORADEIRA DE SEMPRE, REDE CONECTA APRESENTA PROPOSTA E SINTTEL-CE CONVOCA ASSEMBLEIA
ASSEMBLEIA - 04/05/2018

Após dois dias de negociação finalmente a Rede Conecta apresentou sua proposta final para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018, que será avaliada pelos trabalhadores em assembleias que acontecerão nos próximos dias 14 (Água Fria) a 16 (Santos Dumont). Com data base em maio, a negociação iniciou com as mesmas dificuldades que acompanham a empresa. Pendengas de rotina como alterações de pagamento na produção dos trabalhadores do campo, mudança unilateral sem negociação com o SINTTEL-CE, demissões em massa e assédio moral em continuidade.
Mesmo nesse clima tenso, o processo continuou com a grita geral de todos os sindicatos presentes (Norte/Nordeste) na busca por uma proposta mínima capaz de ser levada a assembleia para decisão dos trabalhadores.
Com a choradeira de sempre, a empresa foi cobrada pelo Presidente do SINTTEL-CE sobre o cumprimento do compromisso assumido em 2016, pela empresa, em reunião na FENATTEL em São Paulo: equalização dos pisos salariais. Ano passado o cargo de Multiskil foi agraciado. Este ano, o compromisso é para os cabistas, cujo cumprimento pode significar um reajuste superior a 5% em alguns casos.
A remuneração variável, outro item bastante importante, não chegou a ser acordado, pois a empresa não concordou com as propostas do SINTTEL-CE, em alterar (queriam apenas apresentar sem negociar). Portanto esse item não está na proposta. Assim, o mesmo não será avaliado na assembleia.
VEJA A PROPOSTA FINALIZADA APÓS MAIS DE SEIS RODADAS DE NEGOCIAÇÃO:
- Reajuste Salarial: reajustar salários e pisos com 1,5% em agosto de 2018;
- Creche: filho especial e adicional por dirigir veículo, agregamento de veículos e notebooks. Reajuste de 1,5%em agosto de 2018;
- VR/VA: Reajuste de 1,5%em agosto de 2018;
- Abono Compensatório: para todos os estados no valor de R$ 300, em maio de 2018, após aprovação da assembleia;
- Complementação Auxílio Alimentação: reajustar para R$ 120,00 (férias);
- Abono de Natal: creditar no cartão do auxílio alimentação, até 20 de dezembro de 2018, correspondendo a 50% da carga mensal;
- Banco de Horas: compensação de horas extras em até três meses das horas extras realizadas de segunda a sábado;
- Equiparação dos Salários: de OPDGs e cabistas em dezembro de 2018, a partir dos salários já reajustados com aplicação de 1,5%.
NEGOCIAÇÕES DO ACJ FICAM SOMENTE APÓS ASSEMBLEIA
Finalmente a proposta do ACT 2018 saiu e será levada para a apreciação dos trabalhadores em assembleia, porém não se pode falar a mesma coisa do Acordo Coletivo de Jornadas – ACJ. Devida a grande demora das empresas em apresentar sua proposta final, a negociações do Acordo de Jornada ficaram para depois.
Diante disso, o SINTTEL-CE irá cobrar celeridade da empresa para que seja finalizada a negociação da proposta apresentada do ACJ. Veja abaixo os temas abordados na proposta.
- Abrangência;
- Jornada de Trabalho;
- Sobreaviso;
- Interrupções do trabalho;
- Abono de ponto ao estudante;
- Ausências justificadas;
- Adicional de horas extras;
- Adicional Noturno;
- Sistema de gerenciamento de frequência;
- Compensação de horas;