SURTO DE CONJUNTIVITE VIRAL: ENTENDA O QUE É, TIPOS, SINTOMAS E COMO TRATAR
SAÚDE - 03/04/2019

É só começar as chuvas, que aumentam os índices de algumas doenças virais. È o caso da conjuntivite viral que atinge a população nesse período.
O QUE É CONJUNTIVITE?
É a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos.
QUAIS OS SINTOMAS DE CONJUNTIVITE
Vermelhidão nos olhos;
Olhos lacrimejantes;
Pálpebras inchadas;
Secreção purulenta (conjuntivite bacteriana);
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
Secreção esbranquiçada (conjuntivite viral);
Coceira;
Fotofobia (dor ao olhar para a luz).
COMO TRATAR A CONJUNTIVITE?
O tratamento é à base de compressas com água fria e colírios lubrificantes, prescrito pelo seu médico. Dependendo da gravidade, pode deixar sequelas na córnea e atrapalhar a visão.
QUANDO TEMPO PODE DURAR A CONJUNTIVITE?
A conjuntivite dura, em média, até 15 dias. Os tipos mais comuns são o viral, o bacteriano e o alérgico. Segundo especialistas, o viral é o mais agressivo e de fácil propagação.
QUAIS OS TIPOS DE CONJUNTIVITE?
Os sintomas entre os tipos de conjuntivite são muito semelhantes, portanto, só um especialista poderá detectá-lo e indicar o tratamento específico. São eles: Infecciosa, viral, bacteriana, fungica, alérgica e tóxica.
IMPORTANTE: Se você tiver esses sintomas, procure um especialista com urgência. A conjuntivite pode ser altamente contagiosa, especialmente duas semanas após os sinais e sintomas começarem. O diagnóstico precoce e o tratamento podem proteger as pessoas ao seu redor de ficar doentes também. Previna-se! Higienize as mãos, evite coçar os olhos e não use objetos de outras pessoas.