OI - PERSEGUIÇÃO PERSISTE AOS TRABALHADORES COM INTERESSE NO PROCESSO DO “CAFÉ DA MANHÔ
DIREITOS - 27/07/2017

A OI vem se fazendo de desentendida em relação a solicitação do SINTTEL-CE de retirar a punição aos seus trabalhadores que compareceram ao Sindicato para entregar documentação relativa ao processo do Café da Manhã, ainda da antiga Teleceará, que está em andamento.
O fato é que, até o momento além da operadora ainda não ter dado nenhuma resposta ao ofício lhe encaminhado, a mesma insiste em manter a perseguição aos trabalhadores.
Ao negar esta reivindicação, a OI comete um erro grotesco, a prática anti-sindical. Afinal de contas, foi a própria empresa que negou, em juízo, o benefício (na ação referente ao café da manhã) ao afirmar que ninguém atualmente teria direito ao mesmo. Com a negativa, o SINTTEL-CE solicitou a Justiça um prazo maior, para que os trabalhadores pudessem apresentar as provas. O que fez a operadora de imadiato proibir o recebimento da documentação dos beneficiários (as) nas suas dependências (sala de lanche). Tal proibição não impactará em nada na coleta de documentos feita pelo Sindicato.
Outras providências também foram tomadas, a fim de resolver tal situação. No âmbito sindical, essa perseguição será oficializada na FENATTEL e na CUT, para que as duas entidades possam ajudar na solução desse problema, bem como atingir o maior número de pessoas. A Justiça também será acionada para que todas as providências cabíveis sejam tomadas.
Diante disso, o SINTTEL-CE prestará todo apoio necessário aos trabalhadores que foram punidos e perseguidos pela OI. Não será dado trégua a essas práticas abusivas, cometidas por profissionais despreparados para exercerem a função de líderes, extrapolando atribuições e seguindo por caminhos não recomendados.
ENTENDA O PROCESSO “CAFÉ DA MANHÔ
Uma nova decisão foi concedida ao Processo de Execução de Nº 0180100-97.2009.5.07.0006, que tramita na 6ª. Vara Federal da Justiça do Trabalho, também conhecido como o Processo do “Café da Manhã” da Teleceará.
Essa novidade envolve os trabalhadores da antiga empresa que por consequência, foram assumidos pelas suas sucessoras (Telemar e Oi) e alcança todos que efetivamente tinha o benefício no seu contracheque e não apenas pouco mais de trinta trabalhadores, conforme afirmação da empresa.
Na ocasião, foi concedido o prazo de 60 dias para inclusão dos empregados alcançados pelo benefício. Dessa forma, o SINTTEL-CE convocou todos, nessa situação, a comparecerem em sua sede, apresentando a cópia da documentação necessária (veja no quadro).
Vale lembrar, que nem todos os trabalhadores têm direito a esse benefício. Apenas os que preenchem os seguintes requisitos:
· Demitidos até 02/11/2007;
· Quem era beneficiário do Café (trabalhadores de campo e dos serviços de construção e manutenção de rede);
· Quem tinha o benefício recolhido pelo contra cheque.
Já os trabalhadores que entregaram a documentação fora do prazo (20/07/2017), será aberto um novo processo, para que os mesmos também possam ter direito ao benefício.
A coordenação dessa operação ficou a cargo dos companheiros da TELEMAR/OI João Alberto, George Marques e Lairton Feitosa, que estarão recebendo a documentação solicitada e prestando outras informações e eventuais esclarecimentos
DOCUMENTOS
1. Identidade;
2. CPF;
3. CTPS (Páginas da foto, identificação e contrato de trabalho);
4. Comprovante de endereço;
5. Contracheque que comprove o desconto, à época (se possível).
OUTRA DENÚNCIAS
· Exames Periódicos
Chegaram inúmeras reclamações sobre os procedimentos referentes ao exame periódico 2017. A principal delas dá conta da realização de apenas exames clínicos inexistindo por tanto, a exigência de exames laboratoriais, cardiológicos para todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa no estado do CEARÁ. Foi encaminhado ofício à empresa cobrando explicações a respeito. Aguardando Respostas.
· Insegurança e Risco de Acidentes
Até agora não ouve resposta oficial sobre o pedido de vistoria, a ser realizado em conjunto com a CIPA, para detectar situações que possam causar acidentes e que coloquem em risco a saúde e a vida de todos. Por telefone, a empresa limitou-se a informar que encaminhou o oficio para o SESMT, que não atende o pedido e nem resolve os sérios problemas existentes;
IMPORTANTE: CASO OCORRA ACIDENTES REFERENTE A SITUAÇÕES DE SEGURANÇA COMO: ELEVADOR (PRÉDIO DO CENTRO) E SAÍDA DE EMERGENCIA (PRÉDIO DA SANTOS DUMONT) A RESPONSABILIDADE SERÁ DA OI.
· Recadastramento de Filiados e Filiadas
Para melhorar a comunicação e também para permitir o acesso mais rápido a informação, serviços e convênios aos filiados, o SINTTEL-CE estará realizando uma atualização cadastral. Em breve ficará disponível através de email e das redes sociais o acesso ao formulário de filiação.