EZENTIS DESCUMPRE LEGISLAÇÃO DE SEGURANÇA E COLOCA TRABALHADORES EM SITUAÇÃO DE RISCO
DIREITOS - 25/09/2017

Você sabe o que é DIREITO DE RECUSA AO TRABALHO? É o direito que o trabalhador possui de se recusar a exercer suas atividades se estiver exposto à situação de risco grave e iminente, sem que esteja munido dos equipamentos de segurança necessário. Infelizmente, mesmo a legislação garantindo esse direito, poucos tem conhecimento em relação a isso.
Diante disso, muitas empresas se fazem de desentendidas e “obrigam” seus trabalhadores a desempenhar atividades de risco como se fosse algo normal. E essa situação vem se tornando cada vez mais comum na Ezentis. São diversos os relatos dos trabalhadores que, insatisfeitos se veem obrigados a ficarem expostos a tantos riscos e o pior, sem o uso de EPIs necessários como luvas, máscaras e principalmente sem monitoramento.
Dentre as atividades consideradas graves e de risco iminente estão: subir em torres com alturas de 70 metros sem supervisão/ monitoramento, contato direto com substâncias cancerígenas, fezes de urubus, resto de animais e lixo de todas as espécies. Para piorar toda essa situação, nesses locais, não existem se quer uma estação de água para se fazer uma higiene mínima necessária.
Ao ser questionada pelos trabalhadores, em relação ao risco de se trabalhar sozinho nas torres, a empresa simplesmente justificou que a supervisão, nesse caso, é feita por telefone. PASMEM! Ezentis, vale lembrar que, em caso de algum acidente, ligação alguma poderá salvar um trabalhador. Outro fator importante a ser lembrado, é que há vários lugares que não existe nenhum tipo de comunicação. Portanto Ezentis, poupe o trabalhador dessas justificativas furadas e sem noção alguma.
Com tantos absurdos praticados regulamente, o SINTTEL-CE entrou com uma denúncia na Procuradoria do Ministério Público do Trabalho, 7ª Região, Processo Nº 002066.2017.07.000/0, com o objetivo de frear tais ações criminosas, que colocam em risco não apenas a saúde dos trabalhadores, mas principalmente suas vidas.
Chega de tantos desrespeitos! Chega de tanta pressão e desvalorização! O trabalhador precisa entender que ninguém é obrigado a passar por nado disso, para estar empregado. Sua vida vale muito mais. Denuncie e junte-se ao SINTTEL-CE nesta luta. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!