ACORDO COLETIVO DE TRABALHO (ACT) DA VIVO
VIVO - 06/07/2022
A primeira rodada de negociação sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Vivo aconteceu terça-feira (05/07) entre os representantes da empresa e a Comissão de Negociação da Federação Livre, a qual o SINTTEL-CE é filiado.
A categoria tem data-base em 1º de setembro e reivindica o reajuste de salários e benefícios pelo INPC integral, adiantamento do Programa de Participação dos Resultados/2022 e manutenção das cláusulas sociais.
No encontro, a Vivo apresentou as premissas da proposta do ACT. Confira:
- Impacto no custo de pessoal: minimizar no exercício 2022;
- Reajuste salarial: parcelado, por faixa ou por segmento. Não está previsto no orçamento inflação de dois dígitos;
- VR/VA, auxílios e demais benefícios: correção em 2023;
- Cesta básica: discussão de formas e percentual de incorporação com encargos legais (equipe de campo);
- Complemento do VR/VA: equalizar os percentuais e períodos para os afastamentos (auxílio-doença e acidentário) em todos os segmentos - regra única;
- 13º salário: adiantamento conforme legislação;
- Plano médico: discussão sobre coparticipação e renovação do aditivo da Lei 9.656/98;
- Locação de veículo: discutir o modelo atual;
- Homologação: discutir modelos (presencial ou virtual);
- Teletrabalho: manutenção das atuais condições (Estados com Acordo vigente);
- Custeio sindical: conforme aprovação em assembleia dos empregados;
- Manutenção das demais condições, exceto cláusula de manutenção dos postos de trabalho e ajustes de outras devido às alterações de Leis e/ou Portarias.
O que chama atenção são as mudanças sugeridas nas cláusulas sociais e a falta de orçamento para reajustes que preveem inflação acima de 10%. A Federação Livre prontamente se posicionou de forma contrária e explicou que não tem como aceitar uma proposta em que apenas o lado patronal tem vantagem.
A Comissão de Negociação cobrou também o pagamento do adiantamento do PPR/2022, já que tradicionalmente ele é depositado no mês de julho e todos(as) os(as) trabalhadores(as) contam com o dinheiro. A empresa respondeu que não tem como realizar o adiantamento antes de concluir as negociações de ambos os acordos. A Comissão ficou revoltada com essa postura e solicitou que a empresa faça a antecipação como de costume, para atender e reconhecer seus trabalhadores(as).
As negociações continuam. Uma nova reunião está agendada para a próxima terça-feira (12), às 14h.
*Conforme já informado nas redes do SINTTEL-CE, a campanha salarial das operadoras foi antecipada para não sofrer atrasos devido ao calendário deste ano, que contempla a eleição presidencial e a Copa do Mundo de futebol nos próximos meses.
Fique atento aos nossos canais de comunicação para mais informações.