SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

JORNAL DO SINTTEL

TRABALHADOR - 01/12/2020

  • FALA PRESIDENTE

O mundo todo reavalia as medidas de contenção e propagação de mais um crescimento dos casos de COVID-19. Enquanto isso, aqui, no Ceará e em todo o Brasil, o povo assiste, anestesiado, a uma barbaridade, ou mais, por dia! O assassinato de mais um negro por seguranças de um supermercado foi atravessado pela confirmação, pelo próprio governo, de que há grande chance de se perderem 6,8 milhões de testes de aferição do COVID-19 por vencimento da validade das doses estocadas no Ministério da Saúde.

O mundo sindical sabe que a ânsia sanguinolenta dos neoliberais é a garantia de manutenção do povo amordaçado. Sem perspectiva, por falta de projeto e políticas econômicas ou sociais degoverno. Sem possibilidade de melhora na economia, onde um ser que ocupa o Ministério da Economia detesta o povo e só atende banqueiro. Por falta de emprego, renda e dignidade. Pela fome, que voltou após o golpe de 2016. Nesse intervalo os mais ricos ficaram mais ricos e os mais pobres foram para a miséria.

O desânimo reduz a capacidade de reação aos desmandos, irregularidades, crimes ambientais e administrativos praticados pelo presidente e seu governo, mesmo que amplamente divulgados contra a vontade dele.

Esse governo propagou, antes de assumir, que apenas técnicos ocupariam os principais cargos de comando nacional. Porém, nesse ambiente onde o país abandona seu povo aos efeitos de um vírus, um militar especialista em logística comanda o Ministério da Saúde. E deixa o estoque de testes COVID-19 vencerem.

O aumento dos casos da doença mortal, em pleno processo eleitoral, reproduz progressivamente outra doença: a inanição no povo. Precisamos de uma imensa bacia de alumínio que cubra o país inteiro. Para aplicar a técnica de reanimação praticada pelo povo humilde do interior do Nordeste: bater com força na bacia de cima para baixo. Para ver se o povo se sente, se alerta, renasce, e levanta!

João Cezar Barbosa

Diretor Presidente

 


 

OPERADORAS

 

  • CLARO: A Federação LIVRE realizou no último dia 20 de novembro, Assembleia de apreciação da proposta final para o ACT 2020. Trabalhadores do país inteiro puderam manifestar sua vontade através de uma votação onlineque ficou aberta o dia inteiro. O resultado final aprovou a proposta com o seguinte resultado: SIM (2145); NÃO (702); ABST (32); TOTAL (2879).

P.S.: Veja proposta no site do SINTTEL-CE e/ou Federação LIVRE

 

  • OI: As notícias não são boas. As demissões continuam. Vários trabalhadores que faziamparte da Lei Maria Queiroz/ Estabilidade (processo antigo da Teleceará) também já foram dispensados. O SINTTEL-CE solicitou uma reunião com a empresa, que ainda não aconteceu, além da lista dos trabalhadores demitidos para garantir a homologação de todos, para conferir se as contas estão sendo feitas corretamente. Dia 24 de novembro, data do fechamento desta edição, acontecia uma reunião de negociação/renovação do ACT entre a OI e a Comissão LIVRE. Em breve mais informações.

 

  • ANGOLA CABLES: Finalizada negociação financeira onde o reajuste foi de 3%; Data base pendente e o acordo do Tele trabalho estão em negociação

 

  • TIM: Com a negociação do ACT 2020 encerrada, o SINTTEL-CE deu entrada no processo de assinatura e registro do acordo.

P.S.: Veja proposta no site do SINTTEL-CE e/ou Federação LIVRE

 

  • VIVO: Com a negociação do ACT 2020 encerrada, o SINTTEL-CE deu entrada no processo de assinatura e registro do acordo.Ausência da empresa pode gerar processo e protesto dos trabalhadores da EZENTIS, após acidente de trabalho com duas vitimas causado por falta de acesso a estação (os técnicos precisam levar nas costas os equipamentos por mais de 1 km.

P.S.: Veja proposta no site do SINTTEL-CE e/ou Federação LIVRE

 

PRESTADORAS

 

  • BRISANET: Após três reuniões, a negociação salarial deste ano encontra-se parada, pelo fato da empresa está se negando a apresentar proposta de pauta do ACT 2020, como também ade escala e a do PPR.Diante do descaso da Brisanet, que adiou novamente, sem nenhuma justificativa, a reunião agendada para o dia 23 de novembro, o SINTTEL-CE convoca os trabalhadores para uma manifestação que acontecerá em conjunto com todo o Nordeste, nesta quinta (26/11), a partir das 8h, em frente a sede da empresa. O momento é de mobilização e você não pode ficar de fora. Participe!

 

  • LIDER: Uma enrolação só em duas reuniões.Proposta encaminhada não aponta redução na participação no VR nem reajuste na data base. SINTTEL-CE irá tentar, em nova reunião, melhorar a proposta antes de convocar a Assembleia.

 

  • R2: Diante da falta de respostas da empresa, o SINTTEL-CE abriu processo de mediação na Procuradoria Regional do Trabalho para dar andamento a negociação

 

  • NOKIA/HOUSE/HUAWEI/EZENTIS/EQS/VENTURA/
  • NESIC/VOICECORP/: Com data base em abril, as prestadoras de redes internas tiveram seus aditivos fechados na pandemia, onde garante as condições e convenções até 31 de dezembro deste ano. A última reunião com o Sinstal (Sindicato Patronal) aconteceu em setembro passado e ficou a promessa de uma nova negociação até o final de outubro. O que não ocorreu até o momento. A desculpa dada pela empresa foi a desoneração da folha de pagamento, que já foi mantida pelo Congresso Nacional deste o último dia 4 de novembro. Até o fechamento desta edição, asprestadoras ainda não haviam feito o agendamento de uma nova reunião.

 

  • EZENTIS II: Com o acidente de carro que ocorreu no último dia 11 de novembro, com dois trabalhadores, o SINTTEL-CE encaminhou um e-mail para a empresa para discutir alteração de procedimentos de segurança, cobertura do plano de saúde e registro de acidentes com trabalhadores.Em reunião a empresa apresentou um documento preenchido com falta de dados corretos na tentativa de livrar-se da responsabilidade pelo acumulo de horas trabalhadas além da jornada. Outro problema é pela negligência em não apresentar alternativa de acesso a estação, onde os técnicos precisam levar equipamentos nas costas por mais de 1km, por tentar afirmar que “qualquer trabalhador que peça para pernoitar será autorizado”, na maior cara de pau. O SINTTEL-CE irá responder após receber os documentos e propor a correção e/ou preenchimento de nova CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, assim como irá cobrar implantação de novos procedimentos no sentido de evitar futuros acidentes.

 

  • ABILITY/ ENGESET: Duas reuniões para negociações do ACT 2020 realizadas, onde a empresa apresentou sua proposta e o SINTTEL-CE avançou na manutenção do valor do VR, da participação, do VR extra, e das condições hoje vigentes antes da transição que ocorre no próximo dia 1º de dezembro. O SINTTEL-CE irá acompanhar o processo que deve culminar com a homologação de todos os trabalhadores no Sindicato.

 

  • STEIN: Trabalhadores negaram a proposta da empresa na assembleia. SINTTEL-CE já informou o resultado.A empresa enviou nova redação que será avaliada pelos trabalhadores em nova Assembleia.

 

  • PRESTADORAS CLARO/ NET: EQS/ VENTURA/ DIGITEC e demais fogem do SINTTEL como o diabo foge da cruz, porém o Sindicato irá buscar o apoio judicial para garantir o cumprimento da Convenção SINSTAL/SINTTEL-CE

 

  • VOICE CORP/ ALGAR: Com denúncias de falta de pagamento de salários, VR, horas extras dentre outros benefícios, a empresa que tem sede em PE já participou de uma reunião com a Federação LIVRE para tratar desses assuntos. Porém o SINTTEL-CE está solicitando uma reunião com a empresa para tratar das pautas específicas do CE.