SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

OI - FEDERAÇÃO LIVRE SE REÚNE COM PRESIDENTE DA ANATEL PARA DISCUTIR SITUAÇÃO DA EMPRESA

OI - 07/06/2023

Na última sexta-feira, 02 de junho, a Federação Livre esteve reunida com o Presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, em uma importante audiência. A reunião contou também com a presença da Fitratelp, que, junto com a Federação Livre, esteve representando os direitos das trabalhadoras e trabalhadores da empresa.
 
O encontro teve como principal objetivo discutir e buscar soluções para o problema enfrentado pela Oi, que encontra-se na segunda recuperação judicial, gerando incertezas e preocupações para as trabalhadoras e trabalhadores da empresa.
 
O representante da Livre, Hamurabi Duarte, destacou durante a reunião: "Nós tememos que uma possível falência da empresa gere desemprego, tanto direto como indireto, e, acima de tudo, afete os municípios mais distantes do Brasil, que normalmente têm como acesso principal a rede da Oi."
 
A audiência foi tranquila e extremamente proveitosa. A representação dos trabalhadores teve a oportunidade de expor suas preocupações em relação às perdas de postos de trabalho não apenas na Oi, mas também na V.tal e na Serede.
 
Foi ressaltado ao presidente da Anatel o risco de agravamento da situação caso a decisão para solucionar o problema da Oi seja demorada. Além disso, foi enfatizada a importância da Anatel, como órgão regulador, em ajudar a encontrar a melhor alternativa.
 
A Livre compreende a complexidade da situação envolvendo a Oi, dado que as telecomunicações são uma concessão pública, é necessário o envolvimento de diversos órgãos e instituições, como a AGU, o TCU, o Ministério das Comunicações, o Ministério da Casa Civil e o Ministério do Trabalho e Emprego. Estamos falando de muitos postos de trabalho, distribuídos por todo o Brasil, que estão em risco.
 
Continuaremos buscando o melhor caminho, negociando com todos esses atores envolvidos, para que a empresa retome seu caminho de crescimento e desenvolvimento. Nosso objetivo é garantir o aumento e a qualificação dos postos de trabalho, evitando a terceirização que já é predominante no setor e tem sido prejudicial para as trabalhadoras e trabalhadores. Unidos, seremos capazes de superar os desafios e conquistar melhores condições para o setor, para evitar que os trabalhadores e a sociedade sejam impactadas pela situação da Oi.
 
Fonte: Instagram Federação LIVRE