SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

OI tem histórias lamentáveis de desrespeito com seu trabalhadores

OI - 28/07/2023

A forma desrespeitosa que a empresa Oi pratica internamente não difere das demais operadoras.
 
Porém, a situação piora quando se trata dos beneficiários da estabilidade cobrada pelo SINTTEL-CE e conhecida como Lei Maria Queiroz.
As ações de perseguição implementadas pela empresa após a privatização, levaram a OI a gastar somas vultuosas com escritórios de advocacia ao invés de acolher os trabalhadores de forma digna.
 
Desde sempre, o SINTTEL CE esteve e continua aberto a negociação sobre essa questão. Porém, negação e indiferença por parte da empresa tem dificultado qualquer solução e muitos trabalhadores foram desligados sem a orientação ou acompanhamento do Sindicato. 
 
E dessa forma, após mais de 20 anos, a empresa em situação de falência, decidiu negociar. Porém, com a proposta negada em assembleia realizada no SINTTEL-CE, a empresa retomou velhas práticas e de forma pior: solicitou uma mediação no TRT e, sem a presença do Sindicato, que é o patrono da maioria das ações, passou a pressionar a todos para aceitarem sua proposta. Para piorar utilizou-se de artifícios pouco recomendados ao permitir que um "oficial de justiça " emitisse parecer sobre a viabilidade da proposta.
 
Os trabalhadores que foram intimados receberam documentos sem o timbre do tribunal e com um número de processo inexistente. Como não logrou êxito em sua segunda tentativa no TRT, a OI convocou os trabalhadores para o que chamou de curso, mas na verdade, era uma forma de pressionar presencialmente a todos e a todas, onde alguns se viram obrigados a aceitar a proposta.
 
Diante de tantos abusos, o SINTTEL-CE formalizou em ofício registro de total repúdio aos procedimentos, além de exigir que a Oi cumpra a Lei e respeite o poder de representatividade instransferivel do SINTTEL-CE em relação à defesa dos direitos de todos e todas os (as) trabalhadores (as) em telecom no estado do Ceará, inclusive os da OI. 
 
Para ver o documento oficial, "click aqui"
 
Vale frizar para a Oi, assim como todas as outras empresas, que qualquer possibilidade de negociação tem que ser através do SINTTEL-CE. 
 
Grande sinalizacão para quem fica. Sejamos solidários 
Quem não muda nunca a sua postura, por coerência, é o seu o nosso sindicato.