CLARO APONTA ECONOMIA RUIM E NÃO APRESENTA PROPOSTA PARA ACT 2023
CLARO - 11/09/2023
Na ultima quarta (06/09), aconteceu reunião entre representantes da CLARO e da Comissão de Negociação da Federação LIVRE, no formato on line. Na ocasião, o encontro acontecia para finalizar o acordo do PPR2023 e iniciar a negociação do ACT2023.
PPR2023
A CLARO retornou às pendências da última reunião insistindo em negar o acesso ao PPR, para quem houvesse pedido desligamento, mantendo a proporcionalidade (que já havía sido apontada positivamente no último encontro), mas trouxe mais uma novidade ruim: propôs que aceitassem a data 31/91/2024, como data limite para que os desligados informassem os dados atualizados para o devido recebimento do restado do PPR2023.
Ainda apontou como data de pagamento o último dia do mês abril, com possibilidade de repetir a rotina dos últimos anos e pagar na data início do Carnaval. A bancada dos representantes dos sindicatos e da LIVRE, CLARO, não aceitou tal proposta. Impossível aponta data limite para excluir qualquer trabalhador do recebimento do resultado do PPR, mesmo quem já tenha sido desligado, ou, até, é, inclusive, quem tenha pedido para sair da empresa. Até porque, quem pediu para sair, pediu porque recebeu uma proposta melhor. E, se nem a justiça acata essa exclusão, por que a Comissão LIVRE iria acatar?
A empresa ainda apresentou os resultados do PPR2023 até jul/2023, onde o mínimo está em 1,85 salários e o máximo em 2,78 salários.
ACT2023
A empresa apontou uma leitura negativa da Conjuntura econômica. Repetiu a lista dos itens operacionais com tendência redutora na receita de faturamento e resistiu em apresentar qualquer resposta à nossa pauta de reivindicações. Ressaltou que necessita rever os pontos rebatidos em relação ao PPR2023, mesmo tendo afirmado positivamente em relação ao cenário por eles apontado, sem apresentar proposta concreta para o ACT2023.
A bancada laboral rebateu afirmando o contexto positivo da economia, com a redução do desemprego, a recuperação do crédito, a queda das moedas estrangeiras, a redução da inflação e a perspectivas do crescimento econômico estampado em toda a imprensa. Restou a confirmação da agenda anterior para uma próxima reunião.
A bancada LIVRE ainda cobrou resposta da empresa, ao ofício com pedido de informações protocolado antes do início do processo negocial e explicitou a urgência em resgatar a revisão dos processos do plano de saúde, que se tornou uma pauta recorrente em todas as reuniões.
Diante de tudo que foi colocado, um novo encontro ficou agendado para acontecer no próximo dia 20/09. Para mais informações, fique atento aos nossos canais de comunicação.