ZERO É O QUE A CLARO MERECE!
CLARO - 22/09/2023
ZERO! É isso mesmo!
ZERO é o que a CLARO é!
É ZERO no Plano de Saúde!
É ZERO no Plano Farmácia! É ZERO no desconto aos produtos e serviços oferecidos aos seus trabalhadores!
É ZERO no acolhimento a quem precisa de emergência em saúde!
Pois é, a empresa já é ZERO em tanta coisa e agora apresentou ZERO de reajuste para o Acordo Coletivo de Trabalho 2023, talvez pra não perder o título ZERO EMPRESA.
ABSURDO, ABUSO, DESCASO, DESRESPEITO, FALTA DE VERGONHA e mais, e mais, e mais, e mais.
Em reunião ocorrida na última terça (19/09), a empresa teve a cara de pau de dizer que está com medo do futuro e que, para manter as atuais condições, propõe ZERO de reajuste nos salários e benefícios e manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho.
Porém, algo vai a contra mão desse discurso reles: a CLARO alcançou, através da TELMEX, ampliação de 7% na base atual e faturamento superior a R$ 11 bilhões de reais no terceiro trimestre 2023 (fonte: Valor). Ou seja, a cara não é de pau, é pior que isso, é cara lisa, escrachada!
Todos sabem que o momento político e econômico que vivemos não é negativo. A empresa apresenta resultados positivos, tem ampliado suas frentes perante o mercado de telecom em toda a América Latina e no Brasil, onde ocupa o 2º lugar no total de clientes e vem com essa estória de ZERO de reajuste!
Outro alerta, é que este ano é a RENOVAÇÃO TOTAL do Acordo. Não é apenas reajuste financeiro das cláusulas econômicas, não! Por isso, a nossa mobilização deve ser maior que a INDIGNAÇÃO. É hora de iniciar uma rotina tartaruga até a próxima quinta (28/09), data que os representantes da empresa apontam como “possibilidade” para retornarem a mesa para negociar, porém, já fica avisado: se for ZERO, terão ZERO de presença! A Comissão de Negociação da Federação LIVRE/ SINTTEL não irá sentar a mesa para essa encenação fajuta! É necessário discutir a pauta de reivindicações onde é apontada a necessidade de acabar com a discriminação interna no acesso aos benefícios; da necessidade de rediscutir o PCCS; a remuneração variável; procedimentos internos negativos e perniciosos praticados, como a alteração nos dados informados a Receita Federal, via carteira digital; a reorganização da rotina após o retorno ou a manutenção home office, enfim, há uma pauta URGENTE que a empresa quer fugir. Mas nós NÃO!
PPR 2023
A CLARO insiste em excluir quem pediu demissão e NUNCA iremos concordar. Também insistimos em manter o pagamento pré carnaval e eles acenaram como possível, mas não explicitaram.
Por isso, se não houver proposta decente teremos que repetir ZERO é o que a CLARO merece. ZERO de trabalho, ZERO de presença, ZERO de produção, ZERO de vendas, ZERO de atendimento, ZERO de paciência!