NEGOCIAÇÃO AVANÇA NA CLARO, MAS PROPOSTA NÃO ATENDE
CLARO - 03/10/2024
Na terceira reunião com a CLARO, ocorrida nesta quarta (02/10), a empresa trouxe uma proposta financeira muito distante da realidade de sua própria situação.
Enquanto os trabalhadores continuam a apresentar bons resultados capazes de melhorar as receitas da empresa, o retorno possível parece difícil.
Na reunião ocorrida no dia 26/09, o reajuste estava em 1% e apenas para abril 2025. Já na de atual, a empresa avançou, mas ainda permanece muito distante de repor as perdas aplicadas aos salários dos trabalhadores desde setembro/2023.
Além de não alcançar o índice de inflação do período, a proposta aponta o reajuste para 2025, fora da data base, com pensamento em compensar 7 meses com um abono pífio.
Novamente a empresa nada traz de respostas às rotinas que estão impactando o dia a dia, muito menos se dignou a agendar reunião específica para discutir as demandas apontadas desde a primeira reunião, como metas abusivas de vendas, problemas no Plano de Saúde, problemas de jornada de trabalho no retorno do home office e registro de ponto, fora os transtornos provocados pelas empresas terceirizadas, que não cumprem nem a lei, nem convenção e nem Acordo Coletivo. Isso sem contar os R$ 150 milhões de reais que a empresa quer tomar posse através da TELOS.
VEJA A PROPOSTA:
- Reajuste: 2% sobre os salários vigentes em 31/08/2024 a partir de março2025;
- Abono compensatório de R$ 680,00;
- VA/VR: reajuste de 3% a partir de out/2024;
- Demais benefícios: reajuste de 3% a partir de out/2024;
- A Comissão Nacional de Negociação LIVRE negou a proposta e reforçou o tamanho das perdas já acumuladas pelos trabalhadores, desde a pandemia, sem reposição dos índices inflacionários desde então.
Diante o que foi exposto, a empresa acenou com nova data para reunião, que será no próximo dia 09 de outubro.
VAMOS DEIXAR BEM CLARO!
Até agora a empresa já teve aumento de quase 7% nas receitas e consequentemente, nos lucros. Enquanto as receitas aumentam e os lucros também, os percentuais do PPR diminuem. Repete-se sempre: No início do ano, os indicadores mostram ampla tendência positiva. No segundo semestre quando, normalmente, toda a economia cresce, os indicadores do PPR da CLARO, começam a cair e o que é pior, não abrem o acesso aos dados para entender. Onde o trabalhador só tem acesso ao resultado final e no ano seguinte. É hora de ampliar a mobilização! Trabalhador tem direito, SIM, a uma parte maior que isso!
ATENÇÃO TRABALHADORES DA CLARO
NESTA SEXTA-FEIRA (04/10/2024) – a partir das 8h30
LOCAL: no jardim da CLARO
O Presidente do SINTTEL-CE, João Cezar Barbosa, estará presente na empresa, para conversar com os trabalhadores a respeito das Negociações do Acordo 2024.
Convido todos os trabalhadores para participar e contribuir!
A HORA É AGORA PRA GARANTIR NOSSOS DIREITOS. COMPAREÇA!