BRISANET - SINTTEL EXIGE MELHORIAS NAS PROPOSTAS DE ESCALAS E PLR, PARA SÓ ENTÃO FAZER ASSEMBLEIA COM OS TRABALHADORES
ACORDO COLETIVO - 14/12/2020

Depois de muito blá blá blá em vários encontros virtuais, finalmente a BRISANET apresenta uma proposta digna para Acordo Coletivo desse anos, que irá para a apreciação dos trabalhadores em assembleia, também virtual, que será realizada no próximo dia 17/12 (quinta), das 11h às 18h. Para votar é preciso informar sua matrícula para assegurar acesso ao ambiente de votação. Participe!
ESCALAS E PLR
Com uma discussão bem mais ampla que a penas o reajuste salarial, os representantes do SINTTEL-CE precisavam discutir a renovação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados, além de darem uma definição a um problema pendente deste a negociação do ano passado: as escalas alternativas de trabalho que a empresa alegava serem necessárias para o desenvolvimento de suas atividades e para o atendimento aos clientes.
Porém diversas denúncias dos trabalhadores começaram a chegar ao sindicato, alegando estarem sendo obrigados a assinarem termos concordando com a alteração de suas jornadas de trabalho, sob pena de sofrerem punições e, até mesmo, serem demitidos.
A partir daí, o SINTTEL-CE teve que exigir que a BRISANET deixasse de promover alteração unilateral nos contratos de trabalho de seus empregados enquanto o assunto não fosse devidamente discutido entre as partes.
Tentando dar uma resposta rápida, a empresa sugeriu uma escala de cinco dias de trabalho por um descanso, com um descanso aos domingos a cada sete semanas. Sem concordância, a proposta foi negada de imediato e o SINTTEL-CE exigiu que a empresa apresentasse o planejamento anual da escala, com as diversas turmas necessárias, para que essa garantia (um domingo de descanso por mês) estivesse claramente demonstrada.
Finalmente, a empresa apresentou o cronograma anual de cada uma das turmas da escala 5x1 e confirmou a renovação do modelo de PPR referente ao ano de 2020.
CONHEÇA A PROPOSTA FINAL NEGOCIADA
A proposta negociada com a empresa prevê a reposição integral das perdas inflacionárias do período retroativamente à data-base (1º de setembro) e garante PLR para 2020. No caso do vale refeição, a proposta traz um expressivo ganho real sobre o valor diário do benefício.
✓ Reajuste de 3% nos salários e benefícios (exceto vale refeição) retroativamente à 1º de setembro. As diferenças decorrentes da aplicação do reajuste serão pagas na folha de pagamento do mês de dezembro, caso a proposta seja aprovada
✓O vale refeição será no valor de R$ 15 (quinze reais), sem bloqueio de horários e com cumulatividade de valores a partir da assinatura do presente acordo
✓Já para a participação no Plano de Saúde dos trabalhadores em funções internas, o valor será reduzida para 65%
✓ A empresa praticará escalas de trabalho 5x1 para trabalhadores de setores específicos, restando assegurada um domingo de descanso por mês. A escala de cada trabalhador deverá ser previamente divulgada e alterações somente serão possíveis quando de comum acordo.
✓ Valor de PPR 2020 calculado em função do crescimento da base de clientes da empresa e pagos igualmente a todos os trabalhadores ativos em 31/12/2020, independentemente do tempo trabalhado.
✓ Manutenção de todas as demais condições previstas no acordo coletivo principal, válido até 31/08/2021
TAXA ASSISTENCIAL
Entenda qual a sua importância na construção de um sindicato forte e atuante
Por ser uma entidade que tem como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos de uma categoria, o sindicato tem um importante papel social. É ele que negocia salários, estabelece acordos coletivos e busca melhorias nas condições de trabalho da categoria que representa.
Um movimento sindical forte é essencial para a organização coletiva da sociedade civil e para a defesa dos princípios éticos e democráticos dos trabalhadores.
Portanto é o sindicato que luta pela ampliação dos benefícios ao trabalhador e acaba estendendo sua ação sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados. Outro fator muito importante também é que toda vez que um sindicato negocia com uma categoria patronal, as vantagens obtidas da negociação não ficam restritas aos seus associados: por força de lei, elas são estendidas a todos os profissionais que fazem parte da mesma categoria, mesmo que não sejam sindicalizados.
Mas sem investimentos nada disso seria possível. Para isso é necessário uma contribuição de 3%, sendo 1,5% em fev e 1,5% em mar2021 para manter e garantir as ações realizadas para fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho.
Porém, ainda há quem pense que o sindical não precise de verba, o que se trata de um pensamento muito equivocado. Mesmo assim, o SINTTEL-CE irá respeitar o direito de oposição, concedendo um prazo de dois dias (18 e 19/12) para não concordar com o desconto. Para isso, basta redigir um e-mail e encaminhando para o seguinte endereço: sinttelresponde@sinttelce.org.br
Importante: Vale lembrar que só serão aceitos os e-mail de quem participou da assembleia