SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

ACT 2021 - BRISANET DESCARTA TRABALHADORES, MESMO APÓS ANUNCIAR CRESCIMENTO DE 67% EM SUA RECEITA LÍQUIDA

ACORDO COLETIVO - 02/09/2021

Mais uma  rodada de negociação aconteceu entre a Brisanet e os SINTTELs do CE e RN, no último dia 28 de agosto.

Mesmo publicando balanço de crescimento de 67% da receita líquida somente no primeiro semestre deste ano, para quem quiser ver e ouvir. Porém, a empresa continua se fazendo de desentendida quando o assunto se refere aos seus trabalhadores, principalmente no que diz respeito a remuneração.

Ou seja, enquanto o dono da Brisanet, o Sr José Roberto Nogueira, está cada vez mais rico*, os seus trabalhadores sofrem com salário mínimo, remuneração reduzida e sem PPR.

ÚLTIMA REUNIÃO 
 
Dentre os assuntos discutidos na pauta estão:
1 – Pendências das reuniões passadas;
2 – PPR2021;
3 – Escalas.
 
REGISTRO DE PONTO – Trabalhadores denunciaram alterações e manipulação do registro de ponto, bem como, a exigência de efetuar os registros em frente à casa do cliente (interior). Porém até o momento, a Brisanet não apresentou nem efetivou solução. Ficou sugerido pela bancada laboral, a proposta de realizar o registro do ponto quando o auxiliar seja encontrado para o inicio das tarefas; A empresa ficou de avaliar e responder posteriormente, Vale lembrar que, a empresa possui sistema de controle por GPS, o que possibilita o monitoramento dos veículos. Exatamente como fazem outras empresas que não exigem registrar o ponto na casa do cliente.
 
DESLOCAMENTO/DIARIA DE VIAGEM – Mesmo sendo cobrada constantemente, a empresa ainda não apontou como e quais são os critérios para considerar diária de viagem para os trabalhadores da manutenção da rede/suporte nem qual a quilometragem mínima para ser considerada ou não, como tal; Atenção RH: alguém precisa ensinar o que é Diaria de Viagem!!
 
HOMOLOGAÇÃO NO SINTTEL-CE – O Acordo Coletivo prevê a realização das homologações no SINTTEL-CE. A empresa faz como o governo, culpa a pandemia. Porém com a retomada da rotina, o SINTTEL-CE já está realizando as homologações normalmente desde junho. A Brisanet informou que o procedimento poderá ser iniciado; Dessa forma, o SINTTEL-CE orienta os trabalhadores de Fortaleza, que informem se querem homologar no Sindicato, tão logo que recebam o Aviso Prévio.
 
PAP – Os trabalhadores que utilizam moto e trabalham na modalidade porta a porta reclamaram da falta de pagamento do adicional de periculosidade. SINTTEL cobra que a empresa melhore as condições de quem é do PAP e passe a pagar a periculosidade;
 
ALMOXARIFADO/ SUBSTITUIÇÃO - TROCA FERRAMENTAS – Trabalhadores denunciam lançamento de descontos relacionados à substituição de ferramentas/ equipamentos. A troca ocorre por redução da utilidade da ferramenta ou equipamento e não cabe descontos. A empresa afirmou que vai apurar os casos e analisar o procedimento;
 
PPR 2021 – A empresa afirmou ainda não ter a proposta definida, porem a bancada laboral cobrou uma posição oficial e urgente. A proposta inicial apresentada pela empresa foi rebatida pelo presidente do SINTTEL-CE, em março, deste ano, quando foi apresentada. Ainda em junho foi apresentada uma contraposta ajustando critérios de acesso e melhorias na proposta da Brisanet. Desde então esta sendo aguardada uma resposta e não há mais o que esperar. A empresa pediu mais um tempo, alegando mudanças nos processos internos na Bolsa de Valores referentes a reedição das metas corporativas do PPR2021. Sem sucesso, um novo encontro ficou pré agendado para o próximo dia 10 de setembro.