ACT 2021 - MAIS UMA VEZ, SINTTEL-CE DIZ NÃO PARA PROPOSTA RUIM E ABSURDA DA BRISANET
ACORDO COLETIVO - 06/11/2021

A reunião com a BRISANET ocorrida na última quinta (04/11), discutiu a renovação do Acordo Coletivo 2021. Nesse novo encontro, a empresa, novamente, não apresentou proposta financeira digna.
A comissão do SINTTEL (CE e RN) apresentou vários itens, que foram negados pela BRISANET como PCCS, complemento gratificação férias, VR extra de natal e auxilio creche.
Outro fato bastante relevante é que a empresa ainda não tem proposta para VA/VR, além disso, sem vergonha alguma, a empresa afirma que pretende pagar salário mínimo para os trabalhadores do interior.
A contra partida disso, gasta R$ 1,2 bilhâo no leilão do 5g.
Para o piso, a BRISANET propôs apenas 3% em setembro e 6,3% em janeiro2022 – o que resulta no valor do salário mínimo em janeiro/2022. Diante desse absurdo, fica impossível aceitar essa merreca oferecida, como também o SINTTEL nunca aceitou que nenhuma empresa tenha tratamento diferenciado entre trabalhadores da capital e do interior.
O Sindicato continuará defendendo o reajuste de 10,42% - inflação do período - para todos com piso mínimo de R$ 1.350,00. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 22/11.
PROPOSTA PPR APROVADA PELOS TRABALHADORES
Na assembleia virtual ocorrida no último dia 7 de outubro, os trabalhadores aprovaram a proposta final do PPR 2021, apresentada pela BRISANET. Com a aprovação, o Programa de Prticipação dos Lucros começa a ser pago a partir de 30/04/2022.
REUNIÃO SOBRE AS ESCALAS – 03/11/2021
Na reunião que ocorreu no último dia 3 de novembro, a BRISANET apresentou as propostas de modelos de escala que pretende inserir em ACT.
Na ocasião, o SINTTEL-CE fez suas observações e deu seu posicionamento para cada item apresentado.
PROPOSTA BRISANET | NOSSAS OBSERVAÇÕES |
---|---|
Escala 5x2, laborando 8:48h dia, de segunda à sexta feira, atendidas as 44h/semanais, garantidas duas folgas casadas no mês (sábado e domingo). Esta proposta poderá ser aplicada para a operação. | Descumpre a legislação ao apontar duas semanas com jornada superior a 44h. Além disso a empresa não informou quais são os setores, nem quantos trabalhadores, nem, muito menos, quais os horários de inicio e fim da jornada diária. |
Escala 6x1: laborando 8h/dia, e semanas alternadas com trabalho de 40h e outra em 48h. A proposta seria para qualquer área, seja interna ou externa. | Modelo em avaliação. Apesar de haver semana com jornada superior a 44h, possui aceitação por gerar folga semanal dupla |
Telecentro/Call Center: a) 6x1: Asseguradas 6h de trabalho/dia. Porém, em uma semana os trabalhadores trabalhariam 30h e outra 42h. | Modelo descumpre a legislação quanto à garantia da folga no 7º dia de trabalho, além de apontar semana com 42h quando a jornada limite é 36h, nem, muito menos, quais os horários de início e fim da jornada diária. |
Telecentro/Call Center:b) 5x2 : Asseguradas as 36h/semanais, sempre com folga ao sábado e domingo, mas haveria 7:12h de trabalho dia. |
Modelo em avaliação apesar de haver posição contrária do Ministério Público do Trabalho, que entende que deve haver além de 6h/dia, o intervalo de 1h. o vale alimentação equivalente ao da jornada de 8h, além das 2 pausas de 10 min da NR17.
|
POSIÇÃO DO SINTTEL- CE |
---|
Somos contra modelo fora da legislação. Exigimos que a empresa apresente os dados concretos antes de apresentar qualquer posição. Mas, de novo, a empresa não explicita quais são as áreas, quem são nem quantos são os trabalhadores que ela pretende aplicar, muito menos, quais os horários de inicio e fim da jornada diária. Exigimos que ela apresente esses dados. |
O SINTTEL-CE explicitou que qualquer que seja a escala somente poderá ser levada a Assembleia quando a empresa apresentar os dados necessários a avaliação dos modelos apresentados. E que a escala deverá ser analisada apenas pelos trabalhadores que poderão ser inseridos nela. Por isso, não foi acatada NENHUM dos modelos até agora apresentados pela Brisanet.
Ficou acertado que a empresa apresentará os dados solicitados para avaliação até a próxima reunião dia 17/11.