SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

SEREDE - RENOVAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022

ACORDO COLETIVO - 28/04/2022

DEPOIS DA SEREDE ACENAR COM DESEJO DE CONCLUIR A RENOVAÇÃO DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022 O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E NA DATA BASE (MAIO), A EMPRESA APRESENTOU A ALTERAÇÃO EM PROCESSAMENTO NO PLANO 

 

O SINTTEL-CE acolheu e sempre esteve disposto a negociar e já havia apontado a possibilidade de sediar uma reunião presencial em Fortaleza, com os sindicatos da federação LIVRE com objetivo de discutir o item comum, o plano de saúde, porém a ideia não vingou.

A SEREDE alega que foi atropelada pela administradora do plano que avisou reajuste de 35% nos valores praticados e vinha arrastando essa situação desde janeiro2022. No mesmo intervalo veio a situação contratual posta pela maior contratante, a Oi (agora V´TAL). Cujo contrato tem renovação ameaçada por abertura de licitação em todo o Brasil. Todos sabem o que a precarização faz com os trabalhadores quando uma outra empresa ganha um contrato já em andamento. A redução no preço do contrato resulta na queda da remuneração dos trabalhadores...

Essa condição gerou reações dos trabalhadores em todas as regiões onde a empresa presta serviços.  Todo esse clima chacoalhou a nossa renovação do Acordo Coletivo 2022, por que a alteração no Plano de Saúde ainda não foi assimilada pelos trabalhadores e causa muitas dúvidas além de provocar insegurança em varias frentes. Tanto para quem está em tratamento quanto para quem vai iniciar e já havia dado os primeiros passos. Também, e principalmente, por que os sindicatos não participaram do processo, mesmo o item sendo cláusula do Acordo Coletivo.

A reunião entre o SINTTEL-CE e a SEREDE aconteceu dias 26 e 27/04/2022 com o acompanhamento do SINSTAL – Sindicato patronal em formato digital. Todos os pormenores decorrentes da alteração no Plano de Saúde foram apontados para a empresa, além dos constantes em nossa pauta protocolada. O SINTTEL-CE reforçou o caso do preenchimento do formulário PPP que, no formato que a empresa fornece, impede que o trabalhador consiga sua aposentadoria. Também insistiu na garantia de cobertura do plano de saúde para os trabalhadores locados no interior, onde o atendimento médico é precário. Algumas respostas foram dadas pela empresa, mas não finalizadas.

A empresa não apresentou proposta financeira e ficou acordada nova reunião em Fortaleza na próxima segunda-feira (02/05), às 9h, para conclusão do processo negocial.


SINSTAL – O SINSTAL é o sindicato patronal das empresas prestadores de serviços de manutenção de redes. A presença nesse processo tem o objetivo de aprovar uma convenção que atenda aos trabalhadores que executam atividades de manutenção de rede externa no Estado do Ceará, o que ainda não existe. Caso haja acordo e seja aprovado o processo a Assembleia deverá ser aberta a todos os trabalhadores das demais empresas de rede externa, além dos da SEREDE.