ALGAR PROPÕE 7%, EQUIPARAR BENEFÍCIOS E INCORPORAR PARTE DO ICP
ACORDO COLETIVO - 23/08/2022
A Operadora aceitou rever e EQUIPARAR o valor de todos os benefícios sociais, incorporar parte do ICP (PPR) aos salários, oferecendo também 7% de reajuste sobre os salários a partir de 1º de setembro (data base). Assembleia on-line dia 25/08.
Diante disso, na última segunda (15/08), a proposta final da ALGAR para o Vale destacar que a proposta ainda contempla reajuste de 7% nos salários na data-base, além da incorporação de parte do prêmio ICP (Participação nos Lucros) aos contracheques de cada trabalhador(a), retroativo a julho desse ano. Somados, esses dois aumentos devem superar a inflação do período, zerando as perdas e obtendo ganho real.
Com isso, os sindicatos da Federação LiVRE convocam assembleia para submeter a avaliação dos trabalhadores (as), na próxima quinta (25/08), das 8 às 18 horas (horário de Brasília), pela plataforma https://www.votorapido.com.br/sinttel-livre. É preciso usar a matrícula e a data de nascimento para acessar a plataforma de votação.
Veja a proposta na íntegra:
Benefícios:
A carga mensal do VA/VR será no valor de R$ 1.009,82 a partir de setembro/22. Isso representa um reajuste de 22% para a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras.
O auxílio creche e o auxílio PCD será de R$ 832,14 a partir de setembro/22.
Quadro completo dos novos valores
Reajuste Salarial
Reajuste de 7% sobre os salários em 1º de setembro. O percentual oferecido, entretanto, deve ficar abaixo do INPC que mede a inflação para o período (Set/21 a Ago/22).
A proposta da empresa é aplicar o reajuste sobre os salários já aumentados em cerca de 6% pela incorporação de parte do valor pago a título de Participação nos Lucros e Resultados (ICP). A ALGAR se compromete a fazer a incorporação retroativamente à 1º de julho, no percentual de 6,10% para cargos classificados com ASSOCIADOS e de 5,72% para cargos classificados com ASCENSÃO.
Pela proposta, os salários com cargos classificados como ASSOCIADOS seriam aumentados em 13,52%. Já para os trabalhadores com cargos classificados como ASCENSÃO o reajuste, no fim das contas, seria de 13,12%. O que deve representar um ganho nos salários, pois a inflação prevista para este mês de Agosto não deve superar os 10,12%, registrados em Julho.
A incorporação de parte do PPR aos salários tem ganhos importantes para os trabalhadores, pois reflete nas férias, no 13º salário, nas horas extras, na produtividade, na periculosidade, no FGTS e outras remunerações variáveis.
Participem da assembleia para aceitar ou rejeitar a proposta de Acordo Coletivo por 2 anos.
Contribuição assistencial
A contribuição assistencial pela negociação do Acordo Coletivo será de 4% sobre o salário nominal. Será descontado no contracheque de três e três meses em quatro parcelas (1% em set/22, 1% em jan/23, 1% em abr/23 e 1% em jul/23).
O objetivo da contribuição é custear os gastos dos Sindicatos com a campanha salarial e a sua manutenção: pagamento de despesas como água, luz, combustível, transporte, pessoal, comunicação, jurídico e etc. Por isso, é muito importante que os trabalhadores e trabalhadoras contribuam. Mas se mesmo assim, você preferir não contribuir, pode fazê-lo, entregando na sede do SINTTEL do seu estado, em carta de próprio punho se opondo ao desconto.
O prazo para oposição será até 02/09/2022. A carta deverá ser escrita de próprio punho, com o nome completo, CPF e RG.