SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

V.tal - Reunião não rende e empresa oferece apenas 3% de reajuste em 2023

ACORDO COLETIVO - 16/09/2022

A Comissão de Negociação da  Federação LiVRE/ SINTTEL teve seu primeiro encontro com representantes da V.tal, nesta quarta (15/09), para conversar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho e PPR/2022.

Porém, o encontro não ocorreu como esperado, diante a espera dos trabalhadores de 10 meses, desde o acordo anterior, pelos reajustes nos salários e benefícios já defasados pela alta inflação registrada nos últimos meses.

A Comissão cobrou mais agilidade no processo negocial, pois já estamos na metade do mês de setembro, data-base dos/as trabalhadores/as nas operadoras, e só agora foi dado início. Vale ressaltar que a Pauta de Reivindicações foi entregue à V.tal e também à Oi, em junho deste ano.

Como resposta ao atraso das negociações, a empresa justificou o fato de ainda estarem se estruturando em um segmento novo e com apenas três meses de vida. Ou seja, uma choradeira só para apresentar a proposta minguada e considerada inaceitável pela Comissão de Negociação da LiVRE.

Com a negativa, uma nova reunião ficou agendada para acontecer próxima quarta (21/09).

Proposta da V.tal para o ACT/2022

·      Reajuste salarial:  3% a ser pago em 2023;

·      PPR 2022:  a previsão da empresa, até o momento, é de 1,8 salário, mas com expectativa de alteração até o final do ano.

 

Proposta da Federação LIVRE/ SINTTELs

·      Reajuste de salários e benefícios pelo INPC integral, no caso da V.tal 6,3%, referente a 10 meses;

·      Auxílio-creche para todo corpo funcional;

·      Manutenção de todos os demais itens do atual Acordo.

·      Previdência Complementar

 

Posicionamento da V.tal sobre o plano de previdência complementar

Admitiram que abrirão uma outra possibilidade deste benefício ser oferecido pelo BTG Pactual, de forma opcional, sem nenhum tipo de pressão para quem quiser permanecer na Fundação Atlântico ou migrar para o plano do banco. O BTG Patual é o sócio controlador da V.tal.

A Federação LiVRE/ SINTTEL orienta que, os trabalhadores não façam esta opção agora. Há um estudo sobre os desdobramentos que essa mudança poderá provocar para informar aos participantes do Fundo de Pensão da Oi.