SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

Sindeletro entrega dossiê contra a privatização da Chesf a deputados

NOTICIAS - 29/08/2017

Na agenda nacional de lutas contra a privatização da Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf), os diretores do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) entregaram, na tarde desta segunda-feira (28/08), na sede do sindicato, o dossiê “Os impactos da privatização da Chesf no Nordeste” ao deputado estadual Elmano de Freitas (PT) e ao deputado federal Odorico Monteiro (PSB).

O dossiê foi formulado pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune) e os sindicatos associados, a qual integra o Sindeletro, e tem como proposta fomentar a criação de uma frente com deputados que apoiem o movimento contra a privatização da Chesf. O dossiê contém documentos que atestam a importância de a Chesf continuar sendo pública, principalmente, para dar continuidade a projetos estratégicos para a região como a transposição do rio São Francisco.

O deputado estadual Elmano de Freitas afirmou no encontro com os diretores do Sindeletro que vai propor na Assembleia Legislativa do Ceará a realização uma audiência pública para discutir os impactos da privatização da Chesf para a população. O deputado também adiantou que deve procurar o bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, para pedir o apoio à luta em defesa da Chesf.

Na reunião com os diretores do Sindeletro, o presidente do PSB no Ceará, Odorico Monteiro, reafirmou seu compromisso e sua luta histórica pela soberania nacional. “Eu entendo que o setor elétrico faz parte dessa estratégia e, por isso, sou contra a privatização da Eletrobras. Nos grandes países democráticos do mundo, as empresas de geração e de distribuição de energia são estatais. E no Brasil, não há nada que justifique entregar o patrimônio nacional nas mãos dos chineses”. Monteiro é vice-presidente no Nordeste da Frente Parlamentar em Defesa da Soberania Nacional, lançada hoje (28/08) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O parlamentar disse que irá realizar em setembro o lançamento da frente em Fortaleza.

O Sindeletro também irá tentar entregar o dossiê contra a privatização da Chesf ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terá-feira (29/10), durante sua passagem pelo município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. Na última sexta-feira (25/08), os deputados federais do PDT Leônidas Cristino e André Figueiredo também receberam o documento na Câmara Municipal de Varjota e reafirmaram o compromisso em defesa da Chesf.

Além do trabalho de convencimento e de formação de uma frente suprapartidária parlamentar contra a privatização da Chesf, o Sindeletro está junto a seus trabalhadores na mobilização pelo fortalecimento da empresa. Na próxima segunda-feira (04/09), haverá uma mobilização na portaria principal da empresa contra a privatização.

Deputado federal Odorico Monteiro assegurou que irá apoiar o movimento contra a privatização da Eletrobras 

Fonte:http://www.sindeletro.org.br/index.php/noticias/item/733-sindeletro-entrega-dossie-contra-a-privatizacao-da-chesf-a-deputados