TRABALHADORES FAZEM PARALISAÇÃO DIANTE DESCASO DA BRISANET
BRISANET - 22/02/2021

Cansados de aguardar por uma resposta da Brisanet, seus trabalhadores que compõem a equipe da fibra ótica resolveram paralisar os trabalhos desde a última quinta-feira (18/02), e devem prosseguir até que a empresa se manifeste. A reivindicação principal é salário melhor, porém há uma lista para a empresa melhorar na rotina (veja abaixo).
Tais reivindicações foram repassadas para Brisanet, pelo SINTTEL-CE, que vem acompanhando de perto o movimento desde o início. Diante disso, o compromisso assumido pela empresas foi de dar uma resposta até esta segunda (22).
Reivindicações:
-Correção nomenclatura cargos/redefinição de tarefas de acordo com Contrato de Trabalho;
-Melhorar remuneração do Líder - recém menos q auxiliar;
-Veículos: querem flexibilizar para levar para casa em determinadas ocasiões (Vale regrar com aquela nossa redação apresentada sexta feira);
-VR: informar data implantação do helo tíquete individual;
-Definir equipe/EPI para realização de limpezas e fossas;
-RH atender é responder/esclarecer diferenças no contracheque. Hoje apenas dizem q "Vou olhar"
SINTTEL-CE cobra Brisanet por não reconhecimento do trabalhador em seu crescimento anual
Depois de certa resistência, o SINTTEL-CE finalmente conseguiu se reunir na última sexta (12), com representantes da Brisanet, para discutir as seguintes pautas: discutir 1) minuta ACT 2020; 2) Negociação PPR 2021; 3) Escalas; 4) PCCS - pisos ACT2020.
Tais pontos se tornaram necessários diante do descaso da empresa com seus trabalhadores e por manter a velha ladainha que o ano não foi bom e que os negócios não estão bons. Porém não é o que dizem os sites noticiosos de economia. Segundo o site DINO, a Brisanet cresceu 64,8% em 2020 e tem o maior market share entre as provedoras por fibra óptica no NE. E os números crescentes não param, também aparecem nas seguintes categorias: novos clientes (228 mil); novos funcionários contratados (2717) totalizando 5525 funcionários; Total de assinantes (580 mil); além de passar a atingir novos estados no Nordeste.
É pouco ou quer mais? Porém apesar dos números grandiosos em 2020, a empresa pagou uma miséria de PPR (R$ 195) aos seus trabalhadores. Fato lamentável. Portanto, diferente do ano passado espera-se que a Brisanet esse ano, reconheça a importância dos seus trabalhadores no crescimento da empresa e com isso faça uma pagamento de valor justo. É o mínino que se pode esperar de uma empresa que está indo tão bem em épocas tão difíceis.
O que o SINTTEL-CE cobrou
Na ocasião, o SINTTEL-CE cobrou o cumprimento do compromisso negociado de retomar as discussões sobre o PCCS, considerando a enorme quantidade de demandas que tem chegado ao Sindicato.
A empresa reafirmou o compromisso, mas pediu prioridade para discutir PPR 2021 e apontou agenda de nova reunião para o próximo dia 25 de fevereiro.
Já em relação aos pisos do Acordo, o SINTTEL-CE resgatou a negociação 2019 onde ficou acertado os seguintes pontos: Piso I - inicial seria adotado apenas para trabalhadores em fase de experiência - a empresa afirmou que ira levantar os casos e retornar; em relação a minuta foi gerada pelo SINTTEL-CE e encaminhada a empresa para avaliação da redação.
Considerando o ocorrido no RN, onde a PRF apreendeu vários veículos da Brisanet e exigiu alteração documental, foi sugerida inclusão de cláusulas especificas sobre controle de frota de veículos.