SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

PRESTADORAS

PRESTADORAS - 08/05/2024

Mais uma rodada de negociação aconteceu nesta terça (07/05), via digital, entre SINTTEL's (CE, PE, RN e AM), para renovação da Convenção de Infraestrutura 2024. Além do sindicato patronal (SINSTAL/ FENINFRA), estiveram presentes também as empresas: SEREDE, ICOMON, TLP, TI LOG, PROCISA e TEL.
 
HISTÓRICO
Na reunião passada, o SINTTEL-CE já havia negado a primeira proposta financeira apresentada pelas empresas e pelo sindicato patronal de 2,4% de reajuste em dez/2024. Na ocasião, foi reforçada a a pauta do SINTTEL, onde é pedído o reajuste de 100% do índice da inflação do período, como também as seguintes reivindicações:
 
● Reajuste 100% do índice de inflação do período = 3,4%;
 
● Ganho real no valor diário do Vale Alimentação para cobrir despesas de aquisição de água durante a execução de atividades de campo/externas;
 
Reajuste dos demais benefícios na data base = Maio;
 
● Negociação individual com cada empresa para tratar das demandas próprias: escalas, banco de horas, PPR, Plano de Saúde, etc, em reunião presencial em Fortaleza, antes do fechamento da negociação e da convocatória das Assembleias.
 
 Logo após, as empresas iniciaram o choro de sempre ao afirmarem a dificuldade atual com a possibilidade de haver aumento de pagamento de impostos, da condição da operadora Oi em relação a SEREDE, entre outros argumentos.
O SINTTEL CE respondeu que desde 2012, quando foi assinada a primeira Convenção são os trabalhadores que levam as empresas nas costas. Citou o caso da pandemia quando todos os direitos tiveram os pagamentos atrasados mesmo estando todos correndo risco de vida e o principal: a Convenção atual e muitas empresas possuem piso igual ou quase igual ao valor do salário mínimo. Então não são os trabalhadores que tem que ter compreensão mais uma vez.
 
NOVA PROPOSTA DAS EMPRESAS
Os representantes das empresas apresentaram então sua nova proposta:
 
● Reajuste  dos salários em outubro 2024 no percentual de 2,86% (a inflação bateu 3,4%, ate 31/03/2024);
 
VA/VR – reajuste de 2,86% em julho2024;
 
● Cesta de natal = reajuste = zero, mantendo o mesmo valor;
 
● Agregamento veículos e demais benefícios = reajuste = 2,86% agosto 2024;
 
● Redução de benefícios previsto na Convenção atual: afastamentos: concessão do VA/VR apenas até 30 dias nas empresas onde não há; 
 
● Plano de Saúde – suspender acesso após 30 dias de afastamentos.
 
 
Sem proposta positiva, o SINTTEL-CE e demais presentes, disseram NÃO a essa proposta dos patrões. Ainda mais quando as empresas tentaram negar reunião especifica, onde será tratada o PPR, escalas, banco de horas, rotinas, etc. Os sindicatos insistem que as assembleias somente serão convocadas após esse fechamento. 
 
Restou às empresas, reunir-se novamente com o sindicato patronal antes de acontecer nova reunião com os sindicatos de trabalhadores. Indicativo de acontecer de forma presencial em Fortaleza até o próximo dia 05 de junho.
 
A ausência da R2 na reunião foi, mais uma vez, registrada. Até agora a R2 não respondeu ao SINTTEL-CE em relação ao cumprimento da Convenção em negociação. Apresentou uma proposta cujas dúvidas pedidas pelo SINTTEL-CE não foram respondidas até o momento. No caso da R2 e das empresas que se negarem a cumprir a Convenção, a alternativa é a luta dos trabalhadores, pois só a mobilização fará a R2 APARECER! Ou a VIVO!