NEGOCIAÇÃO CCT 2023: SINTTEL-CE COBRA REPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA DOS PISOS E RESPEITO A LEGISLAÇÃO
TELEFONISTA - 07/02/2023

O SINTTEL-CE esteve reunido com representantes do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Ceará (SEACEC) na última sexta (03/02), para cobrar cumprimento da lei por parte do SEACEC e das empresas, além de negociar a renovação da Convenção 2023.
PROCESSO CLAREAR
O SINTTEL-CE apontou situação de abandono de todas as desligadas da empresa, onde apesar da Convenção estabelecer, a CLAREAR se nega realizar as homologações no sindicato. Sem falar que ninguém recebeu verba alguma e que a displicência da Caixa Econômica Federal (contratante) se tornou intratável por falta de apoio. Como resposta, a informação dada foi que por conta do descaso o processo judicial iniciou e tanto a CEF quanto o SEACEC serão consultados.
O SINTTEL notificou o SEACEC desde dezembro e não houve resposta. Cobrou a inação do SEACEC perante a empresa. Não é a primeira empresa que abandona os (as) trabalhadoras e resulta em processo judicial.
CIOPS/SAMU
Foi reivindicado a inclusão do cargo Teleatendente/videofonista e emergência exercido pelos trabalhadores no SAMU e CIOPS. O SEACEC afirmou positivamente, onde fará consulta breve as empresas prestadoras de tais contratos;
LEI ELMANO
A “Lei Elmano” foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e prevê seguro para garantir pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores contratados por empresas que prestam serviços aos órgãos do Governo do Estado do Ceará.
A lei é para cumprir, não necessita constar em Convenção, porém nossa reivindicação é que faça parte da convenção e se estenda a TODAS as empresas, independente de serem prestadoras de serviços ou órgãos públicos do Estado.(hoje apenas as telefonistas da SEFAZ e do TJ do Estado estão nesse ambiente);.
A cobrança se dá, pois a lei ainda não foi cumprida nem pelo governo do Estado, após sua aprovação em 2021.
O SEACEC afirmou que aguarda a adoção do procedimento burocrático do governo do Estado.
REAJUSTES/PISOS
A reivindicação constante da nossa pauta é a reposição da inflação do período (INPC) + 5% de ganho real. Diferentemente, a proposta apresentada pelo SEACEC, é a reposição do índice do IPCA; (O IPCA 2022 foi 5,79%). A proposta do SINTTEL-CE é usar outro índice diferente do índice que calcula a inflação – o INPC que foi de 5,94%.
HOMOLOGAÇÕES
O SINTTEL-CE reafirma que a realização das homologações de todas as telefonistas será na sua sede. O SEACEC apontou possibilidade de realização em formato digital. Ficou assim definido e em discussão.
Com isso, diante do que foi exposto e discutido, uma nova reunião ficou de ser agendada, onde será retomada as questões pendentes.
Fique atento aos nossos canais de comunicação para mais informações.