SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

SINTTEL-CE CONVOCA ASSEMBLEIA, PARA TRABALHADORES DA ALGAR, PARA DELIBERAR ACT 2019

ALGAR - 11/10/2019

Em um cenário político ainda delicado – apesar de 10 meses passados – a realidade econômica dificulta a capacidade de negociação dos sindicatos perante as empresas. Isso se reflete nas duas reuniões ocorridas com a ALGAR para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019.

Sendo nova no Ceará, mas não no Brasil, a empresa se aproveita dessa condição para tratar de forma diferente os cearenses. E o SINTTEL-CE rebate, debate e aponta para a necessidade, cada vez maior, de mobilização para o alcance de mudanças no Acordo 2019 para melhor.

 

A CHORADEIRA SE REPETE

Em 2018 os trabalhadores reivindicaram equiparação aos benefícios e condições já praticadas pela empresa em outras unidades da Federação. Os trabalhadores compreenderam e aprovaram o Acordo contendo diferenças de benefícios.

Este ano a bancada de representantes laborais insistem em agendar reunião desde junho e a empresa não acatou alegando altos custos para realizar uma reunião com a Comissão de Negociação da LIVRE, a nossa Federação. Desde então apenas uma reunião ocorreu dia 8 de outubro passado, na Praia Grande-SP.

O SINTTEL-CE apresentou, durante a reunião, itens específicos levantados durante as visitas aos trabalhadores apontados como “oportunidade” de melhoria. Entre os mais importantes, além da equiparação do valor do tíquete, o tamanho do pacote de dados fornecido pela empresa para a atividade operacional nas rotinas da empresa. Após ampliar a choradeira padrão das empresas, a ALGAR apresentou sua proposta: reajuste de 100% (nossa pauta é 100% do INPC + 5% ganho real) do índice de inflação em todos os benefícios.

Presentes à mesa CE, PE e RN reclamaram da manutenção da discriminação nos benefícios praticados pela empresa ALGAR nessas localidades. A empresa não respondeu no mesmo dia. Mas, dia 10 enviou e-mail com sua proposta:

 

PROPOSTA ALGAR PARA ACT 2019:

Reajuste salarial – 3,28% (100% INPC do período) a partir de setembro/2019;

Piso salarial – 3,28% a partir de setembro/2019;

Vale refeição – 7,04% no VA/VR a partir de janeiro/2020 (apenas CE,PE,RN e ES);

Demais benefícios: auxilio creche e PCD – 3,28% em setembro/2019;

 

TODOS AO SINTTEL-CE NESTA TERÇA-FEIRA, AS 9H, PARA A ASSEMBLEIA DO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2019

E D I T A L D E C O N V O C A Ç ÃO

O Diretor Presidente do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORAS DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ - SINTTEL-CE, entidade constituída para coordenação, defesa e representação legal dos trabalhadores das empresas operadoras de serviços de Telecomunicações, convoca, de acordo com o artigo 57-e, do Estatuto, todos os (as) trabalhadores (as) da empresa ALGAR, a comparecerem à ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no dia 14 de outubro de 2019, às 9h, em primeira convocação, e na falta de quorum mínimo estabelecido pelo estatuto social, a partir das 09h30m, em segunda convocação, com qualquer número, a realizar-se na Rua Agapito dos Santos, 660 – Centro - Fortaleza - CE, a fim de deliberarem a seguinte ordem do dia: 1-Apreciação e deliberação da proposta para Acordo Coletivo de Trabalho 2019; 2-Discussão e deliberação de taxa de fortalecimento para despesas decorrentes do processo negocial; 3 – Outros assuntos correlatos;

Fortaleza-CE, 11 de outubro de 2019

João Cezar Barbosa de Assis

Diretor Presidente