VIVO SURPREENDE E OFERECE ZERO DE REAJUSTE
REUNIÃO - 26/09/2017

Com uma justificativa que não convenceu ninguém, a Vivo conseguiu surpreender a todos que estavam presentes na reunião de negociação que ocorreu no último dia 13 de setembro, em São Paulo, com sua proposta.
Considerada como a pior proposta de todos os tempos, a operadora justificou que os reajustes aplicados nos anos anteriores foram superiores a receita operacional líquida da empresa.
Enquanto o assédio, a pressão e a desvalorização rolam solto com seus trabalhadores, a operadora sem nenhum pudor investe milhões em patrocínio na maior emissora de televisão do país. Vai entender essas contas da Vivo quando afirma estar em crise para seus trabalhadores na hora de reajustar salários.
Para se ter uma ideia, se comparada a inflação fechada em 1,73% com o aumento do lucro em 24,8% no segundo trimestre deste ano, o aumento real pode sim ser aplicado, com saldo suficiente para compensar as perdas salariais dos últimos anos.
Com tantos absurdos, a operadora abriu espaço para propor um abono correspondente a 18% do salário, além de querer ampliar a compensação do banco de horas de 60 para 180 dias, o que é péssimo para o trabalhador.
É obvio que os representantes dos trabalhadores presente na reunião, negaram tal proposta. Na ocasião foi cobrada a discussão integral da pauta de reivindicações, inclusive a implantação da função e salário de Multi-Skill para a área de campo. Vale lembrar que muitos trabalhadores já exercem essa função sem receber de forma adequada por ela e a empresa já havia se comprometido em discutir esse assunto.
O SINTTEL-CE, juntamente com os demais representantes dos trabalhadores de outros estados, estará atento e fará o possível para chegar à melhor proposta. Uma nova reunião está marcada para acontecer no próximo dia 27 de setembro. Porém é muito importante que o trabalhador entenda que a proposta final, cabe apenas ao trabalhador aprovar ou não.