SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TELECOMUNICAÇÕES E OPERADORES DE MESAS TELEFÔNICAS DO ESTADO DO CEARÁ

JORNAL DO SINTTEL - ANO IX EDIÇÃO 28 JULHO/2023

JORNAL - 04/07/2023

TELEFONISTAS:  


Com Convenção aprovada e registrada, trabalhadores deverão ficar atentos para cumprimento de seus direitos.

Com a negociação da Convenção Trabalhista das Telefonistas finalizada e com ata já registrada, as empresas terão que efetuar os pagamentos reajustados com o novo piso, a partir de 1º de julho.

Os telefonistas precisam estar atentos, para cobrar caso sua empresa não cumpra o acordo firmado nas negociações.

Vale lembrar que, também conforme Convenção Coletiva, TODO TELEFONISTA QUE TRABALHAR NO DIA 29 DE JUNHO, TERÁ QUE RECEBER DOBRADO.

O SINTTEL-CE se coloca a disposição dos trabalhadores, caso as informações descritas acima não sejam cumpridas.

 

 

PRESTADORAS:


A Convenção Coletiva dos trabalhadores das Prestadoras, também foi finalizada agora no mês de junho. Com data base em abril e maio para *Planta Interna e Externa, as Assembleias foram realizadas nos últimos dias 29 e 30 deste mês, onde as propostas finais do Sinstal (Sindicato Patronal) foram aprovadas pelos trabalhadores.

Em breve as propostas serão registradas, para que sejam colocadas em prática.

Empresas Planta Interna (ICOMON, TLP, HUGUES, NOKIA, LOGICTEL);

Empresas Planta Externa (SEREDE, R2, LÍDER, MASTER, JTEL, MULTIPLAY, CONECTATELECOM, RENOVA).

 

BRISANET:


PPR 2023 Negociações encerradas com proposta  oficializada e encaminhada pela empresa que em breve será levada para assembleia. Empresa não atendeu reivindicações dos trabalhadores de pagar PPR em percentual do salário e sim, como abono. Aguardando  proposta para divulgação.

Modelo de cálculo alterado – Com adesão do salário mínimo a partir de maio deste ano pela empresa, o modelo de cálculo da remuneração variável de instaladores e reparadores foi alterado sem negociar com SINTTEL-CE.

O modelo de cálculo alterado, trata-se de cálculo da produtividade e até o momento a empresa não apresentou resposta convincente, onde esse assunto permanecerá em discussão. Desta forma o Sindicato está provocando reunião, o quanto antes.

Processo da água – Empresa apresentou um estudo fora da realidade, onde foi questionado junto ao PRT, pois é impossível atender a necessidade mínima do trabalhador, de água durante o dia com R$ 4,00.

 

LIDER E MASTER:


SINTEL-CE provoca as empresas para a adoção da Convenção Coletiva que prevê benefícios que não existem nos Acordos Coletivos dessas empresas como o pagamento do PPR, Gratificação férias e a Cesta natalina, porém é preciso que os trabalhadores queiram realmente.

 

R2:


Os trabalhadores da R2 precisam continuar mobilizados para continuar cobrando seus direitos. Até agora não existe resposta da empresa em relação às reivindicações feitas durante o mês de junho. Com isso, o SINTTEL-CE voltará a chamar em breve.

 

OPERADORAS

CLARO:


SINTEL-CE/ Federação LIVRE encaminhou o ofício à empresa, cobrando o Acordo Coletivo, informação sobre homologação, Home Office, dados sobre questão de saúde e infra-estrutura sobre empresas terceirizadas e o não cumprimento do PPR 2023 não negociado, diferente das demais operadoras.

 

VIVO:


Assembleia da proposta do PPR 2023 aprovada. Aguardando início das negociações salariais deste ano.

 

TIM:


Foi realizada uma primeira reunião na última semana de junho, para negociação do PPR, que ainda não foi finalizada.

 

VTAL:


Ainda sem negociação do PPR 2023.

 

Oi:


A Oi teve seu segundo pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça. Paralelo a isso, o fórum composto pelas três federações: LIVRE,  FITRATELP e FENATTEL encaminhou uma série de pedidos de audiências a vários entes federais com o objetivo de ajudar a encontrar uma saída para a situação da empresa.

Diante disso, o fórum das Federações já foi recebido pelo presidente da Anatel ( duas vezes) e pelo ministro das comunicações.  A próxima audiência prevista deverá acontecer no dia 07 de julho e será junto ao Ministério do Trabalho.  Na oportunidade, será tratado pontos sobre o risco de falência da OI com a possibilidade de demissão de aproximadamente trinta mil trabalhadores diretos e indiretos.

Também haverá uma reivindicação junto ao Ministro Luiz Marinho a intervenção do Ministério junto aos outros órgãos federais para solucionar o esse problema.

Vale lembrar que a data base da categoria é 1º de setembro e a Federação LIVRE/ SINTTEL já está encaminhando as pautas para dar início as negociações.