JORNAL DO SINTTEL - ANO IX EDIÇÃO 28 JULHO/2023
JORNAL - 04/07/2023

TELEFONISTAS:
Com Convenção aprovada e registrada, trabalhadores deverão ficar atentos para cumprimento de seus direitos.
Com a negociação da Convenção Trabalhista das Telefonistas finalizada e com ata já registrada, as empresas terão que efetuar os pagamentos reajustados com o novo piso, a partir de 1º de julho.
Os telefonistas precisam estar atentos, para cobrar caso sua empresa não cumpra o acordo firmado nas negociações.
Vale lembrar que, também conforme Convenção Coletiva, TODO TELEFONISTA QUE TRABALHAR NO DIA 29 DE JUNHO, TERÁ QUE RECEBER DOBRADO.
O SINTTEL-CE se coloca a disposição dos trabalhadores, caso as informações descritas acima não sejam cumpridas.
PRESTADORAS:
A Convenção Coletiva dos trabalhadores das Prestadoras, também foi finalizada agora no mês de junho. Com data base em abril e maio para *Planta Interna e Externa, as Assembleias foram realizadas nos últimos dias 29 e 30 deste mês, onde as propostas finais do Sinstal (Sindicato Patronal) foram aprovadas pelos trabalhadores.
Em breve as propostas serão registradas, para que sejam colocadas em prática.
* Empresas Planta Interna (ICOMON, TLP, HUGUES, NOKIA, LOGICTEL);
* Empresas Planta Externa (SEREDE, R2, LÍDER, MASTER, JTEL, MULTIPLAY, CONECTATELECOM, RENOVA).
BRISANET:
PPR 2023 – Negociações encerradas com proposta oficializada e encaminhada pela empresa que em breve será levada para assembleia. Empresa não atendeu reivindicações dos trabalhadores de pagar PPR em percentual do salário e sim, como abono. Aguardando proposta para divulgação.
Modelo de cálculo alterado – Com adesão do salário mínimo a partir de maio deste ano pela empresa, o modelo de cálculo da remuneração variável de instaladores e reparadores foi alterado sem negociar com SINTTEL-CE.
O modelo de cálculo alterado, trata-se de cálculo da produtividade e até o momento a empresa não apresentou resposta convincente, onde esse assunto permanecerá em discussão. Desta forma o Sindicato está provocando reunião, o quanto antes.
Processo da água – Empresa apresentou um estudo fora da realidade, onde foi questionado junto ao PRT, pois é impossível atender a necessidade mínima do trabalhador, de água durante o dia com R$ 4,00.
LIDER E MASTER:
SINTEL-CE provoca as empresas para a adoção da Convenção Coletiva que prevê benefícios que não existem nos Acordos Coletivos dessas empresas como o pagamento do PPR, Gratificação férias e a Cesta natalina, porém é preciso que os trabalhadores queiram realmente.
R2:
Os trabalhadores da R2 precisam continuar mobilizados para continuar cobrando seus direitos. Até agora não existe resposta da empresa em relação às reivindicações feitas durante o mês de junho. Com isso, o SINTTEL-CE voltará a chamar em breve.
OPERADORAS
CLARO:
SINTEL-CE/ Federação LIVRE encaminhou o ofício à empresa, cobrando o Acordo Coletivo, informação sobre homologação, Home Office, dados sobre questão de saúde e infra-estrutura sobre empresas terceirizadas e o não cumprimento do PPR 2023 não negociado, diferente das demais operadoras.
VIVO:
Assembleia da proposta do PPR 2023 aprovada. Aguardando início das negociações salariais deste ano.
TIM:
Foi realizada uma primeira reunião na última semana de junho, para negociação do PPR, que ainda não foi finalizada.
VTAL:
Ainda sem negociação do PPR 2023.
Oi:
A Oi teve seu segundo pedido de recuperação judicial aceito pela Justiça. Paralelo a isso, o fórum composto pelas três federações: LIVRE, FITRATELP e FENATTEL encaminhou uma série de pedidos de audiências a vários entes federais com o objetivo de ajudar a encontrar uma saída para a situação da empresa.
Diante disso, o fórum das Federações já foi recebido pelo presidente da Anatel ( duas vezes) e pelo ministro das comunicações. A próxima audiência prevista deverá acontecer no dia 07 de julho e será junto ao Ministério do Trabalho. Na oportunidade, será tratado pontos sobre o risco de falência da OI com a possibilidade de demissão de aproximadamente trinta mil trabalhadores diretos e indiretos.
Também haverá uma reivindicação junto ao Ministro Luiz Marinho a intervenção do Ministério junto aos outros órgãos federais para solucionar o esse problema.
Vale lembrar que a data base da categoria é 1º de setembro e a Federação LIVRE/ SINTTEL já está encaminhando as pautas para dar início as negociações.